A Cadeirinha Isofix é obrigatória a partir de 2018?

Compartilhe:

Isofix - Pé BisnaguinhaA segurança no transporte de crianças no carros é elementar. Os dispositivos de retenção como Bebê Conforto, Cadeirinha para Auto e Assento de Elevação (este também conhecido como Assento Booster ou Booster de Elevação) não são meras perfumarias para apenas melhorar o conforto das crianças, mas são, principalmente, salva-vidas em caso de acidentes graves.

A evolução na segurança provida por esses dispositivos traz um sistema que já vem sendo usado na Europa, Estados Unidos e no próprio Brasil desde 2012, mas agora vem tendo muito mais força. É o sistema Isofix.

Isofix

Instalação Isofix - Pé BisnaguinhaBasicamente, o sistema Isofix é um padrão mais elevado de segurança que consiste em prender garras da Cadeirinha para  Auto, Base do Bebê Conforto e Assento de Elevação aos ganchos que ficam situados entre o assento e encostos do banco traseiro dos  carros.

O sistema ainda pode contar com um terceiro ponto de fixação que parte do encosto da Cadeirinha Isofix e fixa-se, normalmente, atrás do banco do passageiro onde a Cadeirinha Isofix será instalada.
Esses ganchos são soldados ao chassi do veículo, permitindo uma fixação muito mais rígida e ainda mais segura.

Você pode ler e saber mais sobre o Isofix acessando o artigo “Como funciona a Cadeirinha Isofix?” de nosso blog. Basta Clicar Aqui para ter acesso à ele.

Obrigatoriedade do Isofix a partir de 2018

Instalação Isofix - Pé BisnaguinhaReportagens veiculam que o Isofix será obrigatório a partir de 2018.

“Então devo trocar de carro de jogar minha antiga cadeirinha para auto, bebê conforto e assento de elevação fora? E ainda comprar uma nova?”

Não.

A Resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) diz sim que o Isofix será obrigatório em 2018 em diante. Porém, será obrigatório que os projetos de novos veículos possuam o sistema Isofix.
Isso não quer dizer que o sistema tem que ser usado. A resolução não diz que é obrigatório usar o sistema Isofix para transportar as crianças. Ou seja, se você já possui uma Cadeirinha para Auto que não tem o Isofix, fique tranquila quanto à multas, pois essa cadeirinha para auto ainda está adequada.

De qualquer forma, é mais recomendado que o Isofix seja utilizado, afinal ele é mais seguro que o sistema tradicional que utiliza os cintos de segurança do carro.

  • Para saber tudo sobre Como transportar Crianças no Carro, acesse nosso artigo sobre esse assunto Clicando Aqui.
  • Como escolher a Cadeirinha para Auto? – Descubra Clicando Aqui, em mais de nossos artigos.
  • Como escolher o Bebê Conforto? – Clique Aqui e descubra em nosso artigo especial.

                                     Somos Especializados em Mochila Maternidade

Acesse nossa Loja clicando ao lado e confira Mochila Maternidade de qualidade: Pé Bisnaguinha.com.br

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas que tiverem a mesma dúvida que você.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *