Qual a melhor cadeira de alimentação ou cadeirão de alimentação?

Compartilhe:

Qual a melhor Cadeira de Alimentação? - Pé BisnaguinhaA OMS – Organização Mundial de Saúde, recomenda alimentação exclusiva de leite materno até os 6 meses de idade. Legal, mas agora seu filho(a) já está na fase de alimentar-se com comida e outros líquidos. Então, seguem as dicas para escolher a melhor cadeira de alimentação ou cadeirão de alimentação para sua criança e você.

Primeiramente, por que ter uma cadeira de alimentação?

Porque é importante a criança acostumar-se com um local para alimentar-se ou ser alimentada. Isso não a proíbe de ser alimentada em outros lugares de vez em quando, mas os bebês acalmam-se quando há uma pequena rotina e consequentemente são alimentados mais facilmente e melhor.

Assim, veja as informações que separamos para lhe ajudar a escolher a melhor opção de cadeira de refeição:

 

1) O que considerar de mais importante na escolha da cadeira de alimentação ou cadeirão de alimentação:

– espaço disponível em sua casa ou apartamento

O famoso cadeirão de alimentação (aqueles grandes), hoje em dia costumam ficar bem compactos quando fechados. Porém, pela segurança, ao serem abertos formam uma grande base, tomando bastante espaço. A espaçosa base não permite quedas, porém se o local em que for utilizado for muito apertado, poderá ser incomodo para os habitantes do recinto.

facilidade de limpeza

É ideal que a cadeira de alimentação seja totalmente ou quase 100% impermeável – principalmente, é claro, o assento que é onde cai muito alimento ou líquido.

Há modelos que possuem bandeja dupla, dessa forma, você pode retirar a parte de cima da bandeja para limpar (normalmente ela é pequena – fácil para limpar), mantendo a bandeja de baixo (a base). Isso torna a limpeza muito mais prática e acredite, na maior parte das vezes, você irá limpar apenas essa parte de cima da bandeja.

– conforto aliado à segurança

Você encontrará modelos de cadeira de alimentação em que o cinto de segurança pode ser ajustado para diferentes posições de altura, por exemplo. Isso alia o conforto do seu bebê com a segurança, pois além de segurá-lo na cadeira de alimentação, também irá acompanhar o crescimento da criança – acompanhando o tamanho dela e ajustando-se mais perfeitamente.

Lembre-se que “ajuste perfeito” não quer dizer deixar a criança totalmente presa, sem movimentos. Mas solta o suficiente para ela mover-se e presa o suficiente para ficar segura.

2) Tipos de cadeira de alimentação ou cadeirão de alimentação disponíveis:

– Cadeirão de alimentação

Cadeirão de Alimentação - Pé BisnaguinhaO mais clássico e famoso é o cadeirão de alimentação. Há vários tipos, com ou sem os seguintes itens:

– bandeja dupla
– reclinação do encosto
– rodízios nos pés
– posições diferentes de altura no cinto de segurança
– brinquedos acoplados
– apoio para os pés
– porta bebida
– ajuste de altura da cadeira
– retentor entre pernas

Avalie as opções acima e considere o que é mais importante para seu bebê e que facilite
sua vida no momento da alimentação. Normalmente, quanto mais itens, mais elevado o preço do produto. Porém, devemos lembrar que é a saúde de uma criança em jogo.

– Cadeira de alimentação portátil (compacta) para ser acoplada à mesa

Cadeira de Refeição Portátil Acoplada - Pé BisnaguinhaEsse tipo de cadeira de refeição é fixada à mesa. A praticidade é muito alta pois:

– ocupada pouquíssimo espaço
– é fácil de guardar e de montar
– normalmente possui tecidos fáceis de limpar ou lavar

Há modelos de cadeira de alimentação portátil que possuem sinto de segurança e outros não.

A atenção se dá ao tipo de mesa à qual irá acoplar a cadeira de refeição. Mesas totalmente de vidro ou que possuem só a borda de madeira ou ferro, são muito perigosas para isso.

Se for fixá-la em uma mesa rígida, que não seja de vidro, esse tipo de cadeira de alimentação seria uma boa pedida.

    – Cadeira de alimentação portátil (compacta) para ser acoplada à cadeira ou ficar no chão

Na sua grande maioria, esse tipo de cadeira de alimentação possui cintos para amarrar à cadeira. Isso dá
opções aos pais de deixar a criança comer junto com eles à mesa ou, se a ela estiver comendo sozinha, pode-se colocar a cadeira de alimentação no chão.

Da mesma forma que o modelo acoplável, este também ocupa pouco espaço, é fácil de montar e desmontar, em geral possui tecidos fáceis de limpar e lavar.

A atenção fica mais por conta do tipo de cadeira à qual irá prender a cadeira de alimentação. Veja se a cadeira de gente grande é razoável para colocar a cadeira de alimentação com a criança em termos de base, rigidez e inclinação.

Já um outro ponto que não é crítico mas vale lembrar, no caso de uso desse tipo de Cadeira de Alimentação Portátil, uma cadeira de adulto será usada. Ou seja, em eventos com convidados, um adulto pode ficar sem cadeira.

                                       Somos especializados em Mochila Maternidade

Acesse nossa Loja clicando ao lado e confira Mochila Maternidade de qualidade: Pé Bisnaguinha.com.br

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas que tiveram a mesma dúvida que você.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *